O desempenho escolar de estudantes da Região Sudeste é preocupante. Isso porque, ao completarem o ensino fundamental, os alunos têm dificuldades em leitura e também em matemática. Aqueles estudantes que estão prestes a concluírem o ensino fundamental, possuem um baixo desempenho escolar. Veja mais detalhes sobre o assunto logo abaixo.
Conteúdo
Como está o desempenho escolar de estudantes da Região Sudeste?
A cada 2 anos pesquisas são realizadas pelo Ministério da Educação, aqui no Brasil, para apurarem como anda a educação no país. De acordo com o relatório do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica, de anos anteriores, o estado da educação no país preocupa, principalmente na região sudeste do país.
De acordo com a pesquisa cerca de 23% dos alunos da 8ª série da Região Sudeste não conseguem desenvolver habilidades de leitura, que são compatíveis com esse nível de escolaridade de outras regiões. E isso pode classificar a região com rendimento escolar “crítico” ou “muito crítico”.
Esse assunto é tão importante que já virou debate em conferências como seminários educativos. Esses seminários, sempre contam com a participação de educadores, e também de técnicos em avaliação e planejamento das secretarias estaduais e municipais de educação dos estados da Região Sudeste do país
Esses encontros tem como principal objetivo aprofundar a análise dos dados da avaliação. Também com esses encontros, os responsáveis ainda discutem como melhorar a divulgação das informações e apresentar os planos para os órgãos responsáveis pela educação dos estados.
Mas, como essas avaliações são feitas? Veja a seguir.
Como é feita a avaliação do MEC?
O MEC – Ministério da Educação aplica provas para avaliar os desempenhos dos alunos. Normalmente, as provas são de Língua Portuguesa e Matemática.
Elas são aplicados nos alunos da 4ª e da 8ª séries do ensino fundamental e também nos alunos da 3ª série do ensino médio. Assim, eles conseguem analisar a qualidade do ensino nos sistemas educacionais dos Estados.
Essa educação de baixo nível dificulta o futuro do jovem. Isso porque, na hora de fazerem provas e conseguirem cursos de especializações como os cursos do SENAC SP 2021 e do SENAC RJ 2021, eles são prejudicados por baixo desempenho nas atividades.
Como resolver o problema? O MEC busca soluções com a ajuda de profissionais da área, como professores qualificados e decididos a desempenharem da melhor forma possível o seu papel como instrutor e mestre.
Já os alunos precisam fazer o seu papel e tentar absorver o máximo de informações em sala de aula, e se esforçarem para sanarem todas as suas dúvidas com seus professores.