Quando fazer o balanceamento das rodas? Saiba qual é o momento indicado para realização do balanceamento, o que é esse serviço e por que é tão importante.
O balanceamento das rodas é um processo que deve ser feito para que o carro circule com conforto e segurança para os ocupantes. É um trabalho que deve ser realizado em uma oficina especializada com as máquinas necessárias, porque exige certa precisão.
Não pense que pneus são itens simples que qualquer um pode trocar corretamente. As velocidades e forças que ele tem que suportar são enormes, então qualquer defeito em sua instalação resultará em vibrações e problemas ainda mais graves, como perda de aderência. É por isso que você sempre precisa balancear e alinhar as rodas ao comprar pneus novos.
Conteúdo
O que é balanceamento das rodas?
Quando é realizado o balanceamento das rodas no veículo, o que os mecânicos estão fazendo é que seu centro de gravidade coincida com seu centro geométrico ao girar. Dito sem termos científicos: garantir que os pneus pesam o mesmo em todas as suas partes para que quando realize os movimentos de rotação, essas diferenças na forma de vibrações não sejam notadas.
Peso de balanceamento das rodas
É por isso que os operadores encarregados de equilibrar as rodas colocam pesos em várias partes conforme necessário. Esses pesos são colados ao aro para que não se soltem com a enorme inércia que podem ter quando o carro ou Scooter anda em alta velocidade. Claro, esses pesos são colocados dentro do aro. Ou seja, do lado que está voltado para o interior do carro. Embora existam alguns itens, como os de aço, que devem ser inseridos entre o pneu e o aro do lado de fora.
Para saber onde colocá-los, o balanceador simula o rolamento da roda e detecta qual lado pode ter mais ou menos peso do que o necessário. Seu funcionamento é baseado no mesmo princípio das máquinas utilizadas para balancear os virabrequins.
Quando fazer o balanceamento das rodas?
O balanceamento das rodas deve ser feito toda vez que os pneus foram trocados para corrigir. Você também pode precisar se notar que os pneus estão desalinhados. Também é aconselhável fazer o alinhamento, embora isso seja opcional e geralmente seja deixado para quando for detectado desgaste anormal das rodas.
A loja de pneu Griffe em Goiânia, por exemplo, oferece o balanceamento e alinhamento gratuito quando o cliente compra pneus em sua loja.
Diferença entre rodas balanceadas e alinhamento
Como já dissemos antes, balancear uma roda é equilibrar seus pesos para que ela role de maneira uniforme e confortável. Por outro lado, o alinhamento serve para modificar as dimensões para que as rodas de cada eixo fiquem perfeitamente paralelas.
O que acontece se eu não balancear as rodas?
Se você não tiver rodas balanceadas, notará vibrações ao dirigir em determinadas velocidades. O normal é que você os perceba entre 100 e 140 km/h. Precisamente a faixa mais comum ao dirigir em rodovias.
Essas vibrações serão sentidas no volante, mas também no painel do carro, quando estiver nas rodas dianteiras. Em vez disso, você notará nos assentos, especialmente nos traseiros, quando são as rodas traseiras.
Se você continuar dirigindo com isso desequilibrado por muito tempo, pode causar desalinhamento ou desgaste prematuro em várias partes do carro. Por exemplo, os pneus se desgastam antes do tempo, os amortecedores também acabam sofrendo, a direção pode acabar atrapalhando algumas de suas partes e até mesmo partes da transmissão, como as juntas homocinéticas podem ser danificadas.
Quanto custa o balanceamento de rodas?
O preço do balanceamento de rodas pode ficar entre R $80 a R $250 por pneu; embora a maioria das lojas especializadas inclua no preço final se você comprar pneus em seus estabelecimentos.