Saiba quais os hábitos de condução que prolongam a vida útil do motor do veículo, através das dicas reunidas neste conteúdo!
Um veículo não é um investimento pequeno, e todo motorista quer saber que tirará o máximo proveito de sua compra e não precisará comprar um carro novo por um bom tempo. Para atingir esse objetivo da vida útil do motor do veículo, você provavelmente já sabe que a manutenção e os cuidados regulares são importantes para manter a longevidade do seu motor.
Você pode não perceber, no entanto, que alguns de seus hábitos de condução podem estar diminuindo inadvertidamente a vida útil do motor do veículo. Mesmo que nenhum problema apareça no momento, certos hábitos podem causar desgaste desnecessário no motor que se acumula ao longo do tempo.
Por isso, existem hábitos de condução que prolongam a vida útil do motor e devem ser realizados constantemente.
Hábitos de condução que prolongam a vida útil do motor do veículo
A seguir, confira alguns dos hábitos de condução que prolongam a vida útil do motor do veículo:
Não acelere, freie ou pare abruptamente
Embora parar abruptamente às vezes seja inevitável na estrada, frear e acelerar habitualmente com mais força do que o necessário causará estresse e desgaste na vida útil do motor do veículo e nas rodas.
Carros, caminhões e SUVs desejam transições suaves para que seus motores não precisem trabalhar horas extras para compensar. Pode não parecer grande coisa no momento, mas essas transições abruptas definitivamente começam a se somar ao longo do tempo, assim como fumar cigarros começa a afetar os pulmões.
Seu carro precisa ser tratado com respeito, portanto, frear e acelerar lentamente é fundamental para a saúde ideal do motor. Ele preservará o motor a longo prazo e beneficiará sua carteira quando você não precisar de um reparo prematuro.
Aceleração exagerada
Há algumas pessoas que gostam de mostrar o desempenho de seu motor e acelerá-lo além da medida, acelerando e até fazendo truques ilegais. Este tipo de condução não só compromete a segurança dos outros, como também compromete a integridade da vida útil do motor do veículo.
Evite mostrar a potência do seu motor para seus amigos, seu carro agradecerá quando não estiver constantemente o chicoteando para acelerar excessivamente ou fazendo rosquinhas em um estacionamento.
Cada ação tem seu conjunto de consequências, e esse tipo de direção imprudente fará com que o motor atinja o solo cerca de 50% mais rápido. Evite fazer curvas fechadas e opte por curvas mais suaves que estimulem a saúde do motor e mantenha as coisas fluindo melhor em geral. Trate seu carro como gostaria de ser tratado, com cuidado.
Evite a sobrecarga para diminuir o desgaste
Quando você adiciona cargas excessivas a qualquer veículo por longos períodos de tempo, isso afetará drasticamente o desempenho do motor e acelerará sua degradação e a vida útil do motor do veículo. Se você tiver itens excessivos que podem ser armazenados em outro lugar, considere aliviar a carga para reduzir o estresse.
Quanto mais peso você carregar em seu veículo, mais difícil ele terá que trabalhar. Não há nada de errado em transportar pessoas e itens de vez em quando, mas o transporte de cargas pesadas por longas distâncias rotineiramente deve ser evitado a todo custo se você deseja obter o máximo do seu motor.
Não é barato precisar de reparos no motor ou um substituto, e se houver excesso de peso empurrando o carro para baixo, ele se aposentará muito mais rápido. Abastecer o tanque por completo pode ajudar com isso se você tiver que transportar cargas pesadas de tempos em tempos, porque o carro pode se concentrar mais em acomodar o peso em vez de se esforçar para consumir combustível de forma eficaz.
Dirija regularmente
Alguns podem acreditar que dirigir menos um veículo minimiza o desgaste de suas peças, aumentando naturalmente a vida útil do motor do veículo. Embora isso possa parecer uma conclusão lógica, você pode se surpreender ao saber que a inatividade do mecanismo pode resultar em perda de funcionalidade.
É semelhante a como o exercício físico em humanos é uma coisa boa e mantém o sangue fluindo. A maioria dos motores tende a funcionar melhor e fica menos estressada quando está funcionando de forma consistente. Isso porque o óleo circula melhor e o carro desenvolve uma rotina que mantém as coisas lubrificadas e o motor funcionando bem.
Leve em consideração pelo menos ligar o motor de vez em quando se você estiver em condições de ficar em casa por longos períodos de tempo e tiver um veículo de baixa quilometragem melhorará a vida útil do motor do veículo. Até mesmo dirija na estrada de vez em quando para garantir que acorde o motor e mantenha as peças em bom funcionamento.
Não estacione em local aberto
Muitas vezes subestimamos o quão prejudicial o clima extremo pode ser para qualquer veículo. Eles parecem resistir a qualquer condição, e é verdade que muitos tipos de veículos são muito resistentes.
No entanto, condições de calor ou frio excessivos inevitavelmente terão consequências, mesmo que sejam sutis. O motor pode congelar e ter dificuldade em dar partida, e o calor também pode derreter alguns componentes sensíveis.
É muito mais vantajoso para vida útil do motor do veículo mantê-lo em uma garagem com temperatura controlada, pois ele ainda pode pisar em temperaturas inaceitáveis. Se você não tem outras opções ou não tem garagem, existem lonas especiais de controle de temperatura que podem ajudar a proteger o veículo e a integridade do motor em climas agressivos.
Fique longe de buracos e estradas irregulares
Como a maioria sabe, algumas ruas são muito mais perigosas do que outras. Buracos grandes podem danificar facilmente não apenas o motor, mas também outras partes internas e externas do seu carro.
Estradas irregulares também podem forçar o motor a trabalhar horas extras para continuar avançando, fazendo com que ele use combustível com menos eficiência. Se você conhece certas rotas com estradas irregulares ou buracos, seria aconselhável evitá-las.
Pode haver momentos em que você é forçado a atravessar essas ruas, então você deve prestar atenção aos buracos para evitá-los o máximo possível. A pior coisa que você pode fazer é acelerar rápido nessas estradas, porque isso pode destruir o motor muito rapidamente. Tome cuidadosas precauções para dirigir devagar, e isso reduzirá o estresse desnecessário no motor.
Manutenção preventiva
Se você notar a gagueira em seu motor, definitivamente é hora de levá-lo para manutenção e inspeção. No entanto, seria melhor levá-lo para inspeção de rotina continuamente, pois isso pode economizar dinheiro. Não é uma boa ideia esperar até que seu motor falhe porque essa é uma situação estressante na qual ninguém quer estar e piorar a vida útil do motor do veículo.
A maioria dos carros modernos tem sinais que mostrará quando o motor precisa de manutenção, e seria sábio prestar atenção a esses avisos quando eles aparecerem, em vez de continuar a dirigir até que a luz no painel apague.
Estes são os fundamentos básicos para cuidar do seu motor, e a manutenção preventiva regular é fundamental para manter as coisas funcionando sem problemas a longo prazo.
Certifique-se de levá-lo a um profissional qualificado para obter informações sobre os procedimentos necessários. Por exemplo, eles podem recomendar uma lavagem do motor, o que pode produzir diferenças visíveis na condução do veículo e na vida útil do motor do veículo.